O tema “A promoção de uma economia circular para um mundo mais sustentável e inclusivo” será trabalhado ao longo de todo o ano com estudantes do Ensino Médio e dos cursos técnicos da unidade de ensino
Foto: Divulgação
O tema central A promoção de uma economia circular para um mundo mais sustentável e inclusivo para os projetos de 2025 na Escola Técnica Estadual (Etec) Prof.ª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, em Novo Horizonte, enfatiza a necessidade urgente de se repensar o modelo econômico linear, baseado na extração, produção, consumo e descarte. Esse formato tem se mostrado insustentável, gerando graves problemas ambientais como a poluição, o esgotamento de recursos naturais e as mudanças climáticas.
A economia circular surge como uma alternativa promissora, propondo um sistema regenerativo onde os recursos são mantidos em uso pelo maior tempo possível, através da reutilização, reparação, reciclagem e reinserção na cadeia produtiva. O objetivo é minimizar o desperdício e a extração de novos recursos, promovendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Para os professores da Etec de Novo Horizonte, este tema representa uma oportunidade de integrar diversas áreas do conhecimento, como Meio Ambiente, Administração, Agropecuária, Desenvolvimento de Sistemas, Contabilidade, Segurança do Trabalho, Cálculos Trabalhistas, Marketing, Vendas entre outras, para desenvolver projetos inovadores que abordem os desafios da sustentabilidade de forma interdisciplinar.
A inclusão na economia circular significa garantir que os benefícios e oportunidades gerados por esse modelo cheguem a todos os membros da sociedade, e não apenas a uma minoria. Isso envolve criar empregos, promover a justiça social e garantir que comunidades marginalizadas tenham acesso a recursos e oportunidades.