Formação ensina e aprofunda conhecimentos em cálculos de salários e encargos trabalhistas; com duração de 1 semestre, curso de especialização é oferecido em apenas duas Etecs do Estado
Primeira turma de alunos ingressantes na especialização técnica em Cálculos Trabalhistas | Foto: Divulgação
A Escola Técnica Estadual (Etec) Prof.ª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, em Novo Horizonte, é a única unidade de ensino do Centro Paula Souza (CPS) da região de São José do Rio Preto e Central do Estado de São Paulo a oferecer o curso de especialização profissional técnica em Cálculos Trabalhistas. Com duração de 1 semestre, a formação é voltada a estudantes que já tenham concluído os cursos técnicos em Administração, Contabilidade, Recursos Humanos ou Serviços Jurídicos em qualquer modalidade.
Em todo o Estado, apenas duas Etecs oferecem o curso atualmente. Além de Novo Horizonte, a especialização é oferecida em outra unidade de ensino, localizada na região de Itapeva e Registro, a quase 300 quilômetros de distância.
O especialista em Cálculos Trabalhistas efetua cálculos trabalhistas, lança pagamentos no sistema e apura valores de encargos sociais. O profissional também elabora cálculos de baixa complexidade em fases de liquidação de sentença e execução, analisa cálculos apresentados pelas partes e fornece subsídios à equipe jurídica para impugnação ou concordância.
Cabe ainda ao especialista realizar levantamento de informações, organizar pastas e documentos e classificação contábil. Está no escopo de atuação auxiliar na apuração de impostos, conciliar contas, preencher guias de recolhimento e de solicitações junto a órgãos do governo, além de assessorar na recepção de pessoas da área trabalhista para fiscalização.