Filtro de Daltonismo

Etec de Novo Horizonte lança manual para elaboração de PTDs

Material disponibilizado pela Coordenação Pedagógica busca servir de subsídio aos professores da unidade de ensino durante o planejamento do trabalho docente

14 de fevereiro de 2025 8:38 pm Coordenação Pedagógica, Destaque

Foto: Divulgação

Professores do Ensino Médio e Técnico da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof.ª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, em Novo Horizonte, no interior do Estado de São Paulo, já podem consultar a versão atualizada do Manual Para Elaboração dos Planos de Trabalho Docente (PTDs), produzido pela Coordenação Pedagógica da unidade de ensino.

O material reúne as principais informações teóricas e práticas sobre os PTDs, detalhando como planejar o cronograma das aulas, como distribuir das competências, habilidades e bases tecnológicas ao longo do período letivo, como diversificar os procedimentos didáticos e pensar nos instrumentos de avaliação de modo a possibilitar a averiguação do desenvolvimento de competências de forma contínua e plural, além de traçar estratégias de recuperação contínua e interdisciplinaridade.

Para o professor Abner Fortunato, que elaborou o material, o documento é uma forma de instrumentalizar e dar suporte ao professor. “Ter um plano de trabalho bem alinhado às diretrizes institucionais auxilia o professor a organizar sua rotina e a recalcular as rotas, se necessário”, contou. “De outro lado, o estudante também sai ganhando, pois tem mais clareza do que precisa aprender e como será acompanhado ao longo do processo ensino-aprendizagem”, concluiu. Confira o manual:

Plano de Trabalho Docente

O PTD é um documento de extrema importância para o professor do Centro Paula Souza (CPS), pois representa um instrumento fundamental para o planejamento, a organização e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Ele permite que o docente estabeleça metas claras, defina estratégias eficazes e avalie o progresso dos alunos de forma estruturada e coerente com as diretrizes pedagógicas da instituição.

O documento permite que o professor organize o conteúdo programático, as atividades de ensino e as avaliações de forma lógica e sequencial, garantindo que os alunos desenvolvam as habilidades e competências necessárias para o sucesso profissional.

Compartilhe


Veja também