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Etec NH aprimora prática docente em formação em serviço sobre PTDs

Professores exploram elaboração de planos, estratégias de avaliação e o papel de projetos integradores sob orientação da Coordenação Pedagógica

20 de fevereiro de 2025 7:00 am Coordenação Pedagógica, Destaque, Professor

Docentes durante a formação em serviço na Etec de Novo Horizonte | Foto: Divulgação

No último dia 13, a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof.ª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, de Novo Horizonte, promoveu uma significativa formação com parte de seu corpo docente, especialmente os professores ingressantes, conduzida pelo coordenador pedagógico da unidade de ensino, professor Abner Fortunato.

Na ocasião, os professores receberam orientações e aprofundaram seus conhecimentos sobre a criação de Planos de Trabalho Docentes (PTDs), alinhados com o plano de curso e as competências, habilidades e bases tecnológicas essenciais para o aprendizado dos alunos.

Houve discussões sobre a diversificação de métodos de ensino para atender as necessidades individuais dos alunos, juntamente com a exploração de instrumentos e critérios de avaliação claros e eficientes. Estratégias de recuperação contínua para garantir o aprendizado de todos os alunos foram apresentadas, assim como o papel crucial dos projetos integradores no desenvolvimento de habilidades interdisciplinares nos estudantes.

A formação em serviço representa um investimento contínuo na qualidade do ensino da Etec de Novo Horizonte, a qual já acumula essa prática há muitos anos. Ao promover o debate, a troca de experiências e o aprofundamento de conhecimentos, a escola capacita seus professores para oferecer um ensino cada vez mais eficiente e relevante para seus alunos.

Foto: Divulgação

Plano de Trabalho Docente

O PTD é um documento de extrema importância para o professor do Centro Paula Souza (CPS), pois representa um instrumento fundamental para o planejamento, a organização e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Ele permite que o docente estabeleça metas claras, defina estratégias eficazes e avalie o progresso dos alunos de forma estruturada e coerente com as diretrizes pedagógicas da instituição.

O documento permite que o professor organize o conteúdo programático, as atividades de ensino e as avaliações de forma lógica e sequencial, garantindo que os alunos desenvolvam as habilidades e competências necessárias para o sucesso profissional.

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