Filtro de Daltonismo

Ensino Médio agrícola descentralizado da Etec NH é pioneiro no Estado

Em período integral, os estudantes cursam o Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária fora da sede da unidade de ensino; formato é único no Estado de São Paulo

18 de fevereiro de 2025 7:00 am Agropecuária, Destaque, Ensino Médio, Vale Formoso

Estudantes do M-Tec PI em Agropecuária durante visita à Agroshow, em Ribeirão Preto | Foto: Reprodução

Em Novo Horizonte, no interior do Estado de São Paulo, é possível encontrarmos um modelo de ensino único entre as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) administradas pelo Centro Paula Souza (CPS). Trata-se do Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico (M-Tec PI) em Agropecuária em período integral, implementada pela Etec Prof.ª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, em parceria com a Prefeitura Municipal junto à EMEF Manoel Roque, localizada no distrito de Vale Formoso. A cerca de 450 quilômetros da Capital paulista, a cidade possui um arranjo produtivo fortemente marcado pela agricultura, pelo setor de serviços, pelo comércio, indústria e serviço público.

A ideia para implementar uma espécie de escola agrícola em uma classe descentralizada – como são chamadas as salas de aula localizadas fora do ambiente físico da sede da Etec -, veio de uma visita da diretora da unidade de ensino, Juliana Tavares, ao Vale Formoso. Em entrevista ao podcast local Isso Pod Brasil, Juliana contou os detalhes da parceria com o Município. “No primeiro mês da minha gestão, o prefeito Fabiano Belentani nos convidou para uma reunião e me perguntou se eu conhecia o Vale Formoso e se lá não comportaria uma escola agrícola”, relatou. Em poucos dias, ao visitar o local, ficou encantada com a beleza e o potencial para a implantação de um curso. “Foram dois anos escrevendo o processo de aprovação do curso junto ao Centro Paula Souza”, revelou.

Atualmente, a classe conta com 90 alunos distribuídos em 3 salas de aula. “É um piloto no Estado de São Paulo, não existe nada parecido em nenhum município”, contou Juliana.

Sobre o curso

O estudante cursa o Ensino Médio estruturado em conjunto com a formação de Técnico em Agropecuária, em cada uma das três séries. Ao final do curso, o aluno sai formado no Ensino Médio e obtém, também, o diploma de Técnico em Agropecuária, com validade nacional. É a Pedagogia da Alternância.

O futuro técnico em Agropecuária é desenvolvido ao longo do curso para planejar, executar, acompanhar e avaliar projetos agropecuários e agroindustriais, em suas diversas etapas e atividades, supervisionando a produção agropecuária. O profissional também administra empresas rurais e promove a industrialização e a comercialização de produtos. Além disso, o aluno experimenta, testa, desenvolve e melhora métodos e tecnologias de produção sustentável, executa pesquisas e análises laboratoriais, presta assistência e consultoria técnica, orientando sobre a produção, a comercialização e a biosseguridade do setor. Promove, ainda, diferentes formas de organização social, extensão e capacitação rural e o desenvolvimento da visão de sustentabilidade da produção agropecuária.

Compartilhe


Veja também