Filtro de Daltonismo

Escola Técnica Estadual
Prof.ª Marinês Teodoro de Freitas Almeida

Nós somos a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof.ª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, uma unidade de ensino pública que oferece formação profissional em diferentes eixos tecnológicos de forma gratuita.

Estamos localizados no coração da microrregião de Novo Horizonte, a cerca de 450km da Capital paulista. Nossa sede está situada na Avenida Coronel Junqueira, 640, na Vila Patti, na cidade de Novo Horizonte.

Como toda Etec, somos administrados pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), ou apenas Centro Paula Souza (CPS), a maior instituição estadual de educação profissional da América Latina.

O CPS é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Estado de São Paulo.

✨ Breve histórico

Uma ideia visionária e o amor a Novo Horizonte e região uniram pessoas e políticos locais e estaduais para a concretização de um sonho antigo ­trazer uma escola profissionalizante à cidade.

Em 19 de julho de 2009, o então secretário de Desenvolvimento do Estado, representando o governador, assinou com o prefeito municipal o Convênio entre o município e o Centro Paula Souza para implantação, inicialmente, de uma classe descentralizada com os cursos de Técnico em Administração e Técnico em Comércio que iniciou seu funcionamento no prédio de uma escola municipal, a partir do segundo semestre de 2009. Nesse mesmo ano, foi assinado o Decreto de criação da Escola Técnica Estadual ­(Etec) Profª. Marinês Teodoro de Freitas Almeida, publicado na data de 1º de setembro de 2009.

A partir de 27 de outubro de 2009, a Etec passou a ocupar um prédio do Estado, onde funciona até os dias de hoje. O ano de 2010 foi marcado pelo ingresso das duas primeiras turmas do Ensino Médio. No ensino técnico foram oferecidos à comunidade os novos cursos técnicos em Informática e em Contabilidade. Também foi firmado o primeiro convênio de nossa Etec com o município de Sales para a implantação de uma Classe Descentralizada nesse município, com o curso técnico em Administração.

Fachada da Etec Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida | Foto: Lucas Valéo

DECRETO Nº 54.730, DE 1º DE SETEMBRO DE 2009

Cria a Escola Técnica Estadual – ETEC Professora Marines Teodoro de Freitas Almeida, no Município de Novo Horizonte

JOSÉ SERRA, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista a aprovação pelo Conselho Deliberativo do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – CEETEPS, em sessão de 13 de agosto de 2009,

Decreta:

Artigo 1º – Fica criada a Escola Técnica Estadual – ETEC Professora Marinês Teodoro de Freitas Almeida, no Município de Novo Horizonte, como unidade de ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – CEETEPS.

Artigo 2º – As despesas decorrentes da execução do presente decreto correrão à conta das dotações consignadas no orçamento do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – CEETEPS, suplementadas se necessário, nos termos da legislação em vigor.

Artigo 3º – Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 1º de setembro de 2009

JOSÉ SERRA
Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho
Secretário de Desenvolvimento
Aloysio Nunes Ferreira Filho
Secretário-Chefe da Casa Civil
Publicado na Casa Civil, a 1º de setembro de 2009.

🏫 Evolução

De sua inauguração até os dias de hoje, a Etec ministrou, de forma alternada, diversos cursos técnicos do eixo tecnológico de Gestão e Negócios, como Administração, Comércio, Contabilidade, Finanças, Logística, Transações Imobiliárias, Recursos Humanos, Serviços Jurídicos, dentre outros. No eixo de Turismo, também oferecemos os cursos técnicos em Turismo Receptivo e Eventos. Na área de Comunicação, os técnicos em Informática e Desenvolvimento de Sistemas. No eixo de Produção Industrial, ofertamos os cursos técnicos em Agropecuária, Biotecnologia e Meio Ambiente.

A escola possui 6 salas de aula e o município conta com pouco mais de 40 mil habitantes. O tamanho do prédio e o número de salas limita a diversificação no oferecimento de cursos novos, assim deliberou­-se o pela alternância dos cursos possíveis, segundo nossa estrutura física, para melhor atendimento da demanda e aproveitamento dos profissionais formados pela Etec.

Ao longo dos anos, outras Classes Descentralizadas foram abertas, em municípios da região, e a variedade dos cursos têm aumentado.