Filtro de Daltonismo

A Etec de Novo Horizonte

Fachada do atual prédio da Etec de Novo Horizonte | Foto: Divulgação

Breve histórico

Uma ideia visionária e o amor a Novo Horizonte e região uniram pessoas e políticos locais e estaduais para a concretização de um sonho antigo ­trazer uma escola profissionalizante à cidade.

Em 19 de julho de 2009, o então secretário de Desenvolvimento do Estado, representando o governador, assinou com o prefeito municipal o Convênio entre o município e o Centro Paula Souza para implantação, inicialmente, de uma classe descentralizada com os cursos de Técnico em Administração e Técnico em Comércio que iniciou seu funcionamento no prédio de uma escola municipal, a partir do segundo semestre de 2009. Nesse mesmo ano, foi assinado o Decreto de criação da Escola Técnica Estadual ­(Etec) Profª. Marinês Teodoro de Freitas Almeida, publicado na data de 1º de setembro de 2009.

A partir de 27 de outubro de 2009, a Etec passou a ocupar um prédio do Estado, onde funciona até os dias de hoje. O ano de 2010 foi marcado pelo ingresso das duas primeiras turmas do Ensino Médio. No ensino técnico foram oferecidos à comunidade os novos cursos técnicos em Informática e em Contabilidade. Também foi firmado o primeiro convênio de nossa Etec com o município de Sales para a implantação de uma Classe Descentralizada nesse município, com o curso técnico em Administração.

Evolução

De sua inauguração até os dias de hoje, a Etec ministrou, de forma alternada, diversos cursos técnicos do eixo tecnológico de Gestão e Negócios, como Administração, Comércio, Contabilidade, Finanças, Logística, Transações Imobiliárias, Recursos Humanos, Serviços Jurídicos, dentre outros. No eixo de Turismo, também oferecemos os cursos técnicos em Turismo Receptivo e Eventos. Na área de Comunicação, os técnicos em Informática e Desenvolvimento de Sistemas. No eixo de Produção Industrial, ofertamos os cursos técnicos em Agropecuária, Biotecnologia e Meio Ambiente.

A escola possui 6 salas de aula e o município conta com pouco mais de 40 mil habitantes. O tamanho do prédio e o número de salas limita a diversificação no oferecimento de cursos novos, assim deliberou­-se o pela alternância dos cursos possíveis, segundo nossa estrutura física, para melhor atendimento da demanda e aproveitamento dos profissionais formados pela Etec.

Ao longo dos anos, outras Classes Descentralizadas foram abertas, em municípios da região, e a variedade dos cursos têm aumentado.

Parcerias

Para o curso técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Biotecnologia, firmamos parceria com a Usina Santa Isabel, a Santa Casa de Novo Horizonte e o Corpo de Bombeiros.

Já para o curso técnico em Agronegócio, a parceria foi com a Usina São José da Estiva, que ofereceu laboratório formativo para os três módulos.